Água Espraiada e o Túnel da Vergonha.


A imprensa tem dado grande destaque à mobilização de um grupo de moradores do rico bairro de Higienópolis contra a construção de uma estação do Metrô. Alguns moradores alegam que a estação vai trazer uma gente “diferenciada” para o bairro; e que a estação vai atrair camelôs e insegurança…
Por que esta mesma imprensa não está dando amplo destaque ao Túnel da Vergonha, que vai ligar o rico bairro do Morumbi à rodovia dos Imigrantes? Serão 2,3 quilômetros exclusivos para automóveis particulares, a um custo superior a R$ 3 bilhões! Tudo isso para que os “limpinhos” do Morumbi não tenham nem mesmo que ser incomodados com a “poluição visual” de 20 mil famílias morando em barracos das favelas ou em cortiços ou em outras moradias precárias…
É uma pena que os paulistanos, paulistas e brasileiros não estejam acompanhando e nem opinando sobre o que de fato está acontecendo na Cidade de São Paulo.
Tanto os prefeitos (atual e anteriores) quanto os vereadores são fortemente apoiados nas campanhas eleitorais com verbas das construtoras e entidades ligadas à especulação imobiliária. Não foi surpresa a cassação do prefeito e de outros 24 vereadores por receberem ilegais doações de uma entidade ligada à especulação imobiliária… [os políticos recorreram e suspenderam as cassações].
Não existe conselho de representantes nas 31 subprefeituras, contrariando o que determina a Lei Orgânica do Município de São Paulo… Pior que isto só mesmo o fato do atual prefeito nomear coronéis aposentados para o importante cargo de subprefeito…
Os atuais subprefeitos-coronéis não têm poder nem mesmo para decidir sobre “tapar um buraco de rua” nem cortar uma árvore podre que esteja ameaçando cair…
Com o esvaziamento dos poderes das subprefeituras (sem Saúde, sem Educação e sem Assistência Social), a única função dos coronéis-subprefeitos é correr atrás de camelôs e perueiros clandestinos… Polícia na Política é consagrar o total desprezo aos 11 milhões de cidadãos paulistanos…
Sem política pública e nem planejamento urbano, sobra apenas os interesses das grandes construtoras e das entidades ligadas à especulação imobiliária… e as verbas publicitárias para calar a boca da grande imprensa!

Jabaquara Livre, 14 de maio de 2011.
Mauro Alves da Silva
http://jabaquaralivre.wordpress.com/

Anúncios

2 Respostas para “Água Espraiada e o Túnel da Vergonha.

  1. Sou o FERNANDO PRATA, participo do movimento TUNELSIM,INJUSTIÇA NAO!, que diz respeito às obras do Complexo Viário Tunel Sena Madureira. Esta obra já vem com um projeto ultrapassado em suas metas de desafogamento do transito, é autoritária, pois até agora o governo municipal não se comunicou devidamente com a população local. Principalmente a comunidade carente, que faz parte da rota do projeto. A obra está orçada em quase 260 milhões iniciais.
    Conseguimos uma audiencia pública na Câmara dos Vereadores, que será amnhã dia 15 de Agosto de 2011 no Plenário da Cãmara. Aos que acessarem e ainda puderem comparecer, é aberto à todos, e junção das forças da Água Espraiada c o Movimento Tunel Sena Madureira pode ser bem mais eficiente.
    Participem!
    Endereço: Viaduto Jaceguai n° 100 Plen´rio da Câmara
    Câmara dos Vereadores
    Horário: das 11:00 hs até às 15:00 hs.
    Meu email: fernandoprata_usp@yahoo.com.br

    Obrigado

  2. “Serão 2,3 quilômetros exclusivos para automóveis particulares”

    Mas como fica o § 5º do artigo 68 da Lei 9.553/97 (CTB), que obriga a toda obra de arte de engenharia – túnel é obra de arte – ter passeio de pedestres?

    Não se concretiza aí o crime de prevaricação, pelo descumprimento da lei e favorecimento arbitrário de grupos de pessoas (motorizadas)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s