Novo prefeito Haddad e o seu secretariado de derrotados e mortos-vivos.

O “novo” secretariado anunciado pelo prefeito eleito Fernando Haddad parece mais um uma refilmagem de clássicos filmes “B”: uma mistura da “volta dos mortos-vivos” (gestão Marta Suplicy –2001-2004) com “a vingança dos derrotados” (perdedores nas eleições de 2012).

Como será possível apresentar novas propostas com figuras já conhecidas da desastrosa gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, a qual perdeu a indicação de candidata justamente para o Fernand Haddad?

Pior que os novos velhos nomes indicados, só mesmo o leque dos derrotados que estão sendo indicados:
– Saúde – indicação de um político de Diadema cujo grupo perdeu a eleição para a prefeitura. Será que vão implantar a farsa do “quarteirão da saúde”, um quadrilátero que tem todas as especialidades médicas, mas que faltam médicos?
– Educação – derrotado em Taboão da Serra, o novo secretário vai implantar seu projeto-enganação da “professorinha visitadora”? Ao invés de professor em sala de aula, este sociólogo prega que as professorinhas ganhem para visitar os alunos nas casas de seus pais… será que este sociólogo vai exigir que o a prefeitura cumpra o gasto mínimo com educação e que sejam divulgadas as notas das escolas na Prova São Paulo?
Será interessante ver como agirá o novo secretário quando a rede municipal de educação receber os alunos deficientes rejeitados de Taboão da Serra, prática que já ocorria quando ele era secretário de educação naquele município vizinho…

– Pessoa Deficiente – entregaram a secretaria do deficiente para uma pessoa derrotada que não tem a menor experiência na área… não damos 3 meses para a nova secretária renunciar…

– Meio-ambiente – foi escolhido o atual líder do governo Gilberto Kassab, que votou alegremente pela construção do Túnel da Vergonha (túnel de R$ 2 bilhões no Jabaquara) e aumento do parque linear para expulsar as famílias pobres da região da Operação Urbana Água Espraiada. Destaque curioso: vereador mais votado na última eleição, não teve coragem de mostrar sua cara, mas sim a de um cachorro… Votou contra as moradias populares e a favor de um hospital veterinário para cachorros abandonados…

Habitação – foi oferecida a secretaria para um malufista, mas os movimentos populares chiaram e a oferta foi retirada… Será que vão oferecer a Secretaria de Infraestrutura Urbana para os malufistas? Um malufista para terminar a construção da avenida Água Espraiada (atual Roberto Marinho)?
Vale destacar que a ex-prefeita Marta Suplicy também recorreu aos malufistas em sua gestão, principalmente para mudar a lei orgânica, reduzir as verbas da educação em 50%, e se livrar da rejeição de suas contas por não aplicar o mínimo legal de 30% em Educação.

Nos casos das secretarias-cosméticas, aquelas que não têm poder de fato, certamente haverá uma cooptação geral para garantir uma maioria folgada na Câmara Municipal. Mas haverá um problema a resolver: já entregaram uma secretaria ao PcdoB, ao neo-comunista-kassabinho Netinho de Paula, autor da lei Samba na Laje… Quem é que vai ficar com a secretaria da Cultura? Já informaram ao Haddad que a Cultura é capitania hereditária dos neo-comunistas-liberais desde a época do ex-prefeito Paulo Maluf?

Passada a escolha da presidência da Câmara Municipal, será que o novo-velho prefeito vai tirar os cargos dos secretários derrotados? E como vai ficar a situação do vereadpr-suplente-de-senador? E se alguém pedir a cassação do seu mandato de vereador? Será que ele confia no partido do novo-velho prefeito? Basta a atual ministra da cultura voltar para o senado e o vereador-esperto ficará a ver navios…

Alguns desafios para o novo-velho prefeito Fernando Haddad:
1) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas na Concessão Urbanística da Nova Luz? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelo seu mais novo aliado, o prefeito-corretor Gilberto Kassab?
2) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas na Operação Urbana Água Espraiada e no Túnel da Vergonha? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelo seu mais novo aliado, o prefeito-corretor Gilberto Kassab?
3) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas na Inspeção Veicular? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelo seu mais novo aliado, o prefeito-corretor Gilberto Kassab?
4) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas na Educação e publicar as notas das escolas na Prova São Paulo? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelos seus mais novos aliados, o prefeito-corretor Gilberto Kassab e o sindicato-denorex das professorinhas?
5) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas nas eleições dos Conselhos de Escola e no Conselho do Fundeb? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelos seus mais novos aliados, o prefeito-corretor Gilberto Kassab e a ex-prefeita Marta Suplicy?
6) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Fundo Municipal da Criança através da verba-casada? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelos seus mais novos aliados, o prefeito-corretor Gilberto Kassab e a ex-prefeita Marta Suplicy?
7) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas nas eleições dos Conselhos Tutelares? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelos seus mais novos aliados, o prefeito-corretor Gilberto Kassab e a ex-prefeita Marta Suplicy?
8) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas no Teatro Municipal e na Escola Municipal de Bailado? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelos seus mais novos aliados, o prefeito-corretor Gilberto Kassab e a ex-prefeita Marta Suplicy?
9) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas na Saúde e cobrar o cumprimento de horários? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelos seus mais novos aliados, o prefeito-corretor Gilberto Kassab e a ex-prefeita Marta Suplicy?
10) Vai ter coragem de rever as fraudes propostas na lei de escolha do Conselho de Representantes de cada Subprefeitura? Ou vai simplesmente cumprir o que foi determinado pelos seus mais novos aliados, o prefeito-corretor Gilberto Kassab e da ex-prefeita Marta Suplicy?

Quem viver, verá.

São Paulo, 4 de dezembro de 2012.
Mauro Alves da Silva
https://blogdomaurosilva.wordpress.com/

Anúncios

2 Respostas para “Novo prefeito Haddad e o seu secretariado de derrotados e mortos-vivos.

  1. Não tem jeito! O fisiologismo no Brasil é endêmico. E os partidos é isso o que se vê. Acabou essa idéia maniqueista de bem e mal… Todos querem o melhor para si. Ao povo, o resto.

  2. 04/12/2012 15h08 – Atualizado em 04/12/2012 15h28
    Haddad convida jornalista para secretaria da Comunicação de SP
    Políticos afirmam que Nunzio Briguglio Filho aceitou convite.
    Anúncio deste e de ao menos outros três secretários acontece nesta quarta.

    Do G1 São Paulo
    1 comentário

    O jornalista Nunzio Briguglio Filho foi convidado pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, para assumir a Secretaria Municipal de Comunicação. Ex-assessor especial de Haddad no Ministério da Educação (MEC), ele confirmou ao G1, por telefone, o convite, mas não quis adiantar se irá aceitar ou não.
    saiba mais

    Qualidade e quantidade são desafios, diz indicado para Educação em SP
    Haddad anuncia secretários e diz que terá modelo inédito em subprefeituras

    Políticos ligados ao gabinete de transição da Prefeitura, porém, afirmam que o jornalista concordou em ser o novo secretário de Comunicação a partir de janeiro de 2013.

    Além de trabalhar na comunicação do MEC e da Infraero, o jornalista acumula passagens em veículos de renome, como os jornais “O Estado de S.Paulo” e “Folha de S.Paulo”. O anúncio oficial será feito na quarta-feira (5) pelo Prefeito eleito.

    Além de Briguglio Filho, serão confirmados os nomes de ao menos três novos secretários, entre eles o do sociólogo Cesar Callegari. Secretário de Educação Básica do MEC, ele confirmou ao G1, na segunda, que aceitou o convite feito por Haddad.

    Callegari disse que, na conversa que teve com Haddad no fim de semana, “passaram em revista o programa de governo do prefeito para Educação” e definiram dois desafios principais nesta área para a nova gestão: qualidade do ensino fundamental e a expansão da rede municipal, “principalmente as creches para crianças de 0 a 3 anos”.

    De 27 secretarias previstas, Haddad já definiu oficialmente o nome de 14 ocupantes. Callegari e Briguglio Filho serão o 15º e o 16º secretários a serem anunciados.

    Confira quem já está confirmado na nova gestão:

    CONHEÇA OS SECRETÁRIOS DA GESTÃO HADDAD
    Tatto, secretário dos Transportes (Foto: Márcio Pinho/G1)

    Jilmar Tatto (secretário dos Transportes)
    Idade: 47
    Formação: historiador
    Atuação: eleito duas vezes deputado federal, é o líder da bancada do PT na Câmara. Também foi deputado estadual (1998-2002) e secretário dos Transportes na gestão Marta Suplicy
    Secretário da Saúde (Foto: Márcio Pinho/G1)

    José de Filippi Jr. (secretário da Saúde)
    Idade: 55
    Formação: engenheiro civil
    Atuação: deputado federal e ex-deputado estadual, foi três vezes prefeito de Diadema. Foi tesoureiro das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (2006) e Dilma Rousseff (2010) à Presidência da República

    Donato, secretário de Governo (Foto: Márcio Pinho/G1)

    Antonio Donato (secretário de Governo)
    Idade: 52
    Formação: administrador de empresas
    Atuação: foi coordenador da campanha de Haddad e foi reeleito em outubro para o terceiro mandado como vereador. Secretário das Subprefeituras na gestão Marta Suplicy
    Leda Maria Paulani (Foto: Márcio Pinho/G1)

    Leda Maria Paulani (secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão)
    Idade: 58
    Formação: economista
    Atuação: é professora titular do Departamento de Economia e da pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA). Foi assessora da Secretaria de Finanças entre 2001 e 2003
    Fernando de Mello (Foto: Márcio Pinho/G1)

    Fernando de Mello Franco (secretário de Desenvolvimento Urbano)
    Idade: 48
    Formação: arquiteto
    Atuação: é curador do Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole) e sócio-diretor do escritório MMBB arquitetos
    Luís Fernando Massonetto (Foto: Márcio Pinho/G1)

    Luís Fernando Massonetto (secretário de Negócios Jurídicos)
    Idade: 35
    Formação: advogado
    Atuação: Professor da Faculdade de Direito da USP, foi chefe de gabinete do Ministério da Educação entre 2006 e 2008, quando Haddad era o ministro. Na gestão Marta, foi chefe de gabinete da Secretaria de Negócios Jurídicos, entre 2003 e 2004

    Marcos de Barros Cruz (secretário de Finanças)
    Idade: 37
    Formação: engenheiro elétrico
    Atuação: Atua na área de consultoria de gestão e estratégia. Foi responsável pela implementação de iniciativas de aprimoramento de gestão e de reorganização interna na Casa Civil da Presidência da República
    Chico macena (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Chico Macena (secretário de Coordenação das Subprefeituras)
    Idade: 50
    Formação: administração de empresas
    Atuação: Professor na Universidade Nove de Julho. Não foi reeleito como vereador. Foi tesoureiro da campanha de Haddad e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego) na prefeitura de Marta Suplicy
    João Antonio (Foto: Reprodução/TV Globo)

    João Antônio (secretário de Relações Governamentais)
    Idade: 52
    Formação: advogado
    Atuação: Deputado estadual do PT. Foi vereador e líder do governo da prefeita Marta Suplicy em 2003 e 2004
    Luciana Temer (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Luciana Temer (secretária de Assistência e Desenvolvimento Social)
    Formação: advogada
    Atuação: A filha do vice-presidente Michel Temer (PMDB) foi secretária da Juventude, Esporte em Lazer durante a gestão de Alckmin em 2001 e 2002
    Marianne Pinotti (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Marianne Pinotti (secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida)
    Formação: médica
    Atuação: Filha do falecido deputado José Aristodemo Pinotti, a ginecologista e mestra e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), foi candidata a vice-prefeita de Gabriel Chalita neste ano e candidata a vice-governadora na chapa de Paulo Skaf, que disputou o governo de São Paulo em 2010
    Eliseu Gabriel (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Eliseu Gabriel (secretário de Desenvolvimento Econômico)
    Formação: físico
    Atuação: Vereador e presidente municipal do PSB. Foi secretário do Interior e Planejamento do Estado no governo de Montoro
    Netinho de Paula (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Netinho de Paula (secretário da Promoção da Igualdade Racial)
    Idade: 42
    Formação: cantor e apresentador de TV. Criou o Instituto Casa da Gente.
    Atuação: Vereador reeleito. É integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara.
    Roberto Trípoli (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Roberto Tripoli (secretário do Verde e Meio Ambiente)
    Idade: 58
    Formação: publicitário
    Atuação: Vereador conhecido pela defesa dos animais e um dos fundadores do PV no Brasil. É líder do prefeito Gilberto Kassab (PSB) na Câmara
    César Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação (Foto: G1)

    César Callegari (secretário municipal da Educação)
    Formação: Sociólogo
    Atuação: foi deputado estadual pelo PSB de 1995 a 2003; secretário da educação de Taboão da Serra, na Grande São Paulo; atualmente, ocupa a Secretaria da Educação Básica do MEC

    Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s