Dez sugestões de perguntas para o Datafolha

Do TarifaZero.org

Dez sugestões de perguntas para o Datafolha

Hoje, 29 de junho, a Folha de S. Paulo publicou uma pesquisa na qual 65% dos entrevistados seriam contra a tarifa zero no transporte público. Ocorre que a pergunta do Datafolha para os entrevistados não foi “Você é a favor da tarifa zero no transporte público?”, mas: “As prefeituras deveriam parar obras e serviços e investir dinheiro de impostos para cobrir o custo total do transporte ou deveriam manter investimentos em obras e serviços?”. Achando graça da cara de pau do jornal, faço aqui dez sugestões de reformulação da pergunta, para pesquisas futuras:

1. Você é a favor da tarifa zero no transporte público?
2. Você é a favor de um aumento no IPTU de bancos, shopping centers e mansões para subsidiar a tarifa zero no transporte público?
3. Você é a favor da tarifa zero no transporte público se o dinheiro vier da suspensão do pagamento da dívida com os banqueiros?
4. Segundo o Ipea, o Brasil investe onze vezes mais em transporte privado do que em transporte público. Você é a favor de uma inversão de prioridades? Você é a favor que o governo invista mais em transporte público?
5. Você concorda que 35 milhões de brasileiros estejam excluídos do transporte e, consequentemente, excluídos da educação pública e da saúde pública, porque não conseguem pagar as tarifas de ônibus para chegar às escolas e aos hospitais?
6. Você é a favor que multas de trânsito e impostos sobre automóveis, como o IPVA, sejam destinados para o transporte público?
7. Você é a favor que o dinheiro desviado por políticos e construtoras em grandes obras urbanas como os estádios da Copa de 2014 subsidiem a tarifa zero no transporte público?
8. Você é a favor que o dinheiro gasto em bombas de gás lacrimogêneo, sprays de pimenta e demais armas subsidie a tarifa zero no transporte público?
9. Você é a favor que pessoas como Ronaldo Fenômeno, Eike Batista e donos de jornais como a Folha de S. Paulo devem pagar impostos mais altos para subsidiar a tarifa zero no transporte público?
10. Você é a favor de parar Belo Monte para subsidiar a tarifa zero no transporte público?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s