Esclarecimento para as Lideranças Comunitárias do Jabaquara sobre a Manifestação em Defesa da AMA Americanópolis.

Grêmio SER Sudeste – Promoção da Cidadania e Defesa do Consumidor,
http://www.gremiosudeste.wordpress.com

Esclarecimento para as Lideranças Comunitárias do Jabaquara sobre a Manifestação em Defesa da AMA Americanópolis.

A Manifestação em Defesa da AMA Americanópolis (24-11-2020) aconteceu após informarem que a unidade de lata está sendo desmontada e que poderão construir um estacionamento ou um campo de futebol no local. (Protocolo e-sic A44832).

A data da Manifestação foi decidida no dia 18/11/2020, depois de duas reuniões com membros da comunidade de Americanópolis, onde ouviram, da Supervisão Técnica de Saúde da Vila Mariana/Jabaquara (STS), que o contrato das obras da reforma (R$ 1,977 milhão de reais) não prevê a construção de novas salas no prédio da UBS; e que não havia projeto para a instalação doo Raio-X; e que não havia projeto para a instalação de um elevador; e que a unidade de lata seria desmontada para colocar um estacionamento no local.

Vale destacar que o Contrato (Processo#) está com os documentos classificados como “RESTRITOS”; e que não temos cópias do Contrato, nem do Memorial Descritivo, nem das Plantas, e nem do Levantamento Fotográfico, documentos estes que indicam quais são as reformas a ser executadas na unidade de saúde. Note-se que a gerente da AMA/UBS Americanópolis e a Supervisora da STS Vila Mariana/Jabaquara também não têm cópias do Contrato e nem dos documentos das obras, o que impede uma efetiva fiscalização dos serviços executados.

As lideranças comunitárias participam de eleições o tempo todo, o ano todo… sejam para os conselhos temáticos (saúde, educação, meio ambiente, transporte, moradia, participativo etc) sejam para as diretorias de suas próprias entidades.

As eleições gerais, organizadas pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, acontecem a cada dois anos, quando os políticos profissionais vêm cooptar as lideranças comunitárias para amealhar uns 500 votos de cada região… Depois, só reaparecem nas próximas eleições… As exceções confirmam a regra.

No caso do Grêmio SER Sudeste – Promoção da Cidadania e Defesa do Consumidor, seus diretores, apoiadores e simpatizantes têm de priorizar a atuação no fortalecimento das lideranças comunitárias locais, apoiando e divulgando as diversas eleições temáticas ao longo do ano, independentemente do calendário das eleições gerais.

No caso do Jabaquara, estamos com diversos processos eleitorais e curso para os conselhos gestores da saúde das UBS – Unidades Básicas de Saúde: Americanópolis, Jardim Lourdes, Geraldo, e Cidade Vargas.. Também estão para serem abertos os processos eleitorais para os conselhos gestores de outras UBS, do Hospital Municipal Sabóya, e da Supervisão Técnica de Saúde do Jabaquara.

Quem está preocupado com as eleições gerais é quem “inaugura placa de obras” (em 13/11/2020) a mesmo tempo em que esconde o Contrato. Além disso, não vimos ninguém trabalhando na reforma da UBS… só vimos poucas pessoas desmontando a unidade de lata.

PS: quem duvidar do que foi afirmado aqui, que apresente o Contrato em vigor.

S. Paulo, 25-11-2020. Mauro A Silva, jornalista.
Presidente do Grêmio SER Sudeste

Deixe um comentário